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domingo, 12 de outubro de 2008

Qantas Australian Airlines

Na Qantas Australian Airlines, após cada vôo os pilotos preenchem um
formulário, comunicando aos mecânicos em terra, sobre qualquer problema que
o avião tenha tido durante o vôo. Os mecânicos o lêem e corrigem o problema,
e, na metade inferior do formulário, descrevem por escrito a solução que foi
adotada. O piloto revê o relatório antes do vôo seguinte.

*Abaixo estão alguns problemas reais de manutenção submetidos pelos pilotos
e as cômicas soluções registradas pelos engenheiros da terra dos
cangurus....
*
A propósito, *Qantas é a única grande empresa aérea que nunca registrou
acidente aéreo algum* e ficou famosa depois do filme Rain Man. O personagem
de Dustin Hofman, um autista, só queria viajar pela Qantas, por conta da
estatística de zero acidente.
LEGENDA:
(P = problema acusado pelo piloto)
(S = solução adotada pelo engenheiro em terra)

P: Pneu esquerdo principal interno quase precisando de substituição.
S: Pneu esquerdo principal interno quase substituído.

P: Teste de vôo OK, exceto pelo piloto automático, que pousa mal o avião.
S: Piloto automático não instalado nessa aeronave.

P: Alguma coisa está solta no cockpit.
S: Alguma coisa foi apertada no cockpit.

P: Besouros mortos no para-brisa.
S: Besouros vivos já encomendados.

P: Piloto automático não mantém nível, produzindo ascenção de 200 pés por
minuto. Traduzindo: o avião em piloto automático deveria nem subir nem
descer, mas este está subindo.
S: Não pudemos reproduzir o problema no solo.

P: Evidências de vazamento na engrenagem principal de pouso.
S: Evidências removidas.

P: As travas de fricção estão prendendo os controles.
S: É para isso que servem as travas de fricção.

P: IFF inoperante.
S: IFF sempre inoperante quando DESLIGADO.

P: Suspeitamos de trinca no para-brisa.
S: Suspeitamos de que vocês estejam certos.

P: Turbina número 3 perdida.
S: Após breve busca, turbina número 3 localizada na asa direita.

P: A aeronave se comporta de modo engraçado.
S: A aeronave foi advertida para se comportar, voar direito e ficar séria.

P: O radar faz ruído fora de tom.
S: Radar reprogramado para executar líricos.

P: Rato no cockpit.
S: Gato prontamente instalado.

P: Barulho no interior do painel, como se tivesse um anão martelando ali
dentro.
S: Martelo do anão confiscado.

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