Encontrar

quarta-feira, 20 de maio de 2015

As Espantosas Utilidades da Maionese!



1. Remover a cola de adesivos
 
Para retirar adesivos de vidros e espelhos sem deixar restos de cola, você também pode utilizar maionese. O truque funciona porque a maionese é composta basicamente por gema de ovo e óleo vegetal, que ajudam a dissolver a cola. Basta esfregar com um pano um pouco de maionese sobre os restos de cola e adesivo no vidro.
 
 
2. Salvar o móvel de madeira das marcas de água
 
Não utilizar o descanso de copos sobre a madeira deixa uma indesejável marca branca na mobília. Mas mesmo depois de seca, é possível remover a mancha utilizando maionese. Esfregue o molho sobre a madeira, deixe agir por alguns minutos e pronto: a marca vai desaparecer completamente.
 
Você também pode adicionar bicarbonato de sódio à maionese antes de iniciar a limpeza.
 
 
3. Apagar marcas de giz de cera
 
Há marcas de giz de cera no assoalho ou sobre a mesa de madeira? Não se desespere antes de tentar solucionar o problema com maionese. Esfregue o molho sobre o local a ser limpo e espere alguns minutos. Assim, o óleo vegetal vai absorver o giz de cera e ficará mais fácil terminar a limpeza apenas com um pano úmido.
 
4. Manter folhas de plantas brilhantes
 
Utilize em casa um truque já conhecido de floristas profissionais para manter as folhas das plantas limpas e brilhantes. O segredo? Maionese! Para isso, esfregue um pouco de molho sobre as folhas com uma toalha de papel. O brilho durará semanas.
 
 
5. Limpar teclas do piano
 
Se você tem um piano em casa, sabe como é importante mantê-lo protegido, seja por razões estéticas ou pelo valor monetário do instrumento musical. O amarelado das teclas de marfim pode ser eliminado se você esfregá-las com um pano macio com maionese. Deixe descansar por 30 minutos e depois limpe com um segundo pano úmido.
 
6. Fortalecer as unhas
 
Fortalecer as unhas e deixá-las compridas não é fácil, mas há alguns truques caseiros que podem ajudar. Já pensou em um tratamento fortificante à base de maionese? Sim, funciona! Para revitalizar e fortalecer as suas unhas, basta deixá-las de molho em um potinho com maionese durante 5 a 10 minutos e, sem seguida, enxaguá-las com água morna. Simples assim!
 
7. Hidratar a pele
 
Pode parecer estranho, mas lembre-se que a maionese é composta basicamente de óleos vegetais. Por isso, ela pode ser muito útil na hidratação da pele, principalmente nas áreas que costumam ser mais ressecadas – como cotovelos e calcanhares.
 
8. Hidratar os cabelos
 
Apontado até como segredo de beleza de algumas famosas, a maionese é um excelente condicionador de cabelos, ótima para aumentar o brilho e a hidratação dos fios. Também rejuvenesce as madeixas fornecendo nutrientes que não são encontrados em condicionadores comerciais.
 
Para facilitar o uso, você pode misturá-la ao seu creme condicionador de cabelo, deixando agir por 30 minutos e retirando com água morna em abundância. Quem já experimentou, garante o resultado.
 
9. Aliviar queimaduras
 
Contrariando todas as orientações, você esqueceu de usar o protetor solar? Trate a área queimada aplicando maionese. Ela vai ajudar a hidratar a pele e a aliviar a dor.
 
E para você que não resiste ao delicioso sabor da maionese nas receitas culinárias, há mais uma dica: o produto industrializado tem melhor qualidade nutricional – menos calorias, menos gorduras e menos colesterol – do que a versão preparada em casa. Além disso, a versão que se compra no supermercado é mais segura do ponto de vista da saúde, já que, por ser preparada com ovos crus, a maionese caseira favorece a contaminação por bactérias como a Salmonella.

Nenhum comentário: